terça-feira, 11 de novembro de 2014

Pode o conhecimento científico ser usado nas ciências sociais e humanas?



Na maior parte dos casos associamos o conhecimento científico a um conhecimento prático e relacionado com as ciências naturais. Às ciências humanas associamos um conhecimento teórico não tão exato. É certo que as ciências sociais e humanas admitem uma maior probabilidade de erro que as ciências da natureza ou que as ciências lógico-dedutivas, não obstante, note-se que as ciências sociais e humanas baseiam-se na observação de factos, estudos estatísticos, etc. e a partir dos mesmos retiram as suas conclusões.
Algo que devemos ter em mente é que o conhecimento científico nas ciências humanas não tem o objetivo de explicar ou provar nada em concreto, tem sim a função de ajudar e contribuir para a melhor compreensão de dado fenómeno.
Reparou-se que um determinado conjunto de pessoas reagiu de uma determinada forma a um dado acontecimento, então, para verificar se tal facto se repetia sujeitou-se outro conjunto de pessoas ao mesmo acontecimento sob as mesmas condições para assim observar e analisar a sua reação. Primeiro observou-se o fenómeno, depois repetiu-se o acontecimento para novamente observar comparar resultados e assim melhor compreende-lo.
Conclui-se desta forma que também as ciências sociais e humanas usam o método científico, apenas o usam de uma forma diferente. Conclui-se também que na sociedade em que nos inserimos todos nós somos “cientistas” e todos nós somos cobaias. Todos observamos e somos observados e no fim tiramos conclusões, por vezes certas por vezes erradas. Mas errar é humano e errar tal como sonhar faz o mundo pular e avançar «como uma bola colorida nas mãos de uma criança».
                                                                                       Marta Aurora

Sem comentários:

Enviar um comentário